PRAGA // REPÚBLICA TCHECA

Em março de 2017 completamos 1 ano de casados e decidimos comemorar essa data tão especial em um lugar diferente. Como a gente quer conhecer todos os países da Europa e aqueles que estão fora da lista dos “clássicos” nos atraem mais, acabamos escolhendo Praga, na República Tcheca, para celebrar o amor (ó, que fofo!).

Chegamos lá no sábado (18/03) pela manhã, deixamos as coisas no hotel e fomos logo passear. Como só tínhamos 3 dias na cidade, queríamos aproveitar cada segundo!

HOTEL

Nossa estadia em Praga foi ainda mais incrível porque escolhemos o Mandarin Oriental como nossa casa por 3 dias. Além das acomodações incríveis, atendimento impecável e café da manhã maravilhoso, o hotel está localizado no centro da cidade e perto de todos os principais pontos turísticos. Ou seja, conseguimos fazer tudo a pé sem o menor problema.

E as maravilhas desse hotel não acabam por aí, afinal, ele foi construído em um antigo mosteiro do século XIV, o que te permite ter uma experiência real daquela época, porque muitas das partes do mosteiro foram mantidas (o piso do quarto em que ficamos é do século XVIII e está em perfeitas condições). O spa é o único no mundo localizado em uma antiga capela renascentista e está ligado ao hotel por uma passagem subterrânea. Incrível, né? Ah, vale ressaltar que alguns objetos antigos – que foram encontrados durante a reconstrução do mosteiro – estão em exibição no Mandarin Oriental. Para quem gosta de conforto, ótimo atendimento e história, esse hotel é perfeito!

#FICADICA: O bar do hotel tem muitas opções de drinques especiais e bebidas top de linha (peçam a caipirinha, ela é feita com cachaça brasileira e é muito boa).

#FICADICA: O restaurante Spices do Mandarin Oriental oferece uma seleção incrível de pratos asiáticos. Postamos no instagram como foi nosso jantar por lá e falamos um pouco sobre cada uma das nossas escolhas. Confere aqui!

PONTOS TURÍSTICOS

CASTELO DE PRAGA

O primeiro e mais impressionante é o Castelo de Praga. Ele começou a ser construído no ano de 880 d.C. e atualmente serve como residência oficial dos presidentes. Com mais de 70mil m2 está no Guinness Book como o maior castelo do mundo, por isso, é bom saber que lá você não vai encontrar só um castelo, mas sim um complexo que faz parecer que você está dentro de outra cidade. Como o tempo estava ruim (chuva e frio), não conseguimos ver muita coisa do lugar, mas aqui estão alguns pontos interessantes que você pode conhecer:

  • Catedral de São Vito: aqui você vai poder ver as joias da coroa Tcheca e as tumbas de santos e antigos reis;
  • Antigo Palácio Real: aqui existe uma exposição permanente sobre a história da cidade de Praga;
  • Golden Lane: rua de casinhas coloridas muito procurada pelos turistas (as casas parecem miniaturas!);
  • Palácio Lobkowicz: é um dos maiores do complexo e possui uma extensa coleção de arte além de instrumentos musicais e partituras originais de Mozart e Beethoven;
  • Troca da guarda: todos os dias, ao meio-dia, com direito banda e bandeira, em frente ao portão principal, no primeiro pátio do castelo você pode ver esse evento acontecer;
  • Jardins: os jardins são lindos, mas o da entrada, em especial, tem uma espécie de mini arena que muda sua voz quando você está no centro dela e fala qualquer coisa. É super interessante e vale a pena a experiência!

Para saber mais sobre os ingressos e o que você pode conhecer, visite o site do Castelo de Praga.

OLD TOWN

Na Cidade Antiga fica o coração de Praga, a Old Town Square. É nessa praça que está a prefeitura e o local onde você vai ver uma multidão de turistas. Declarada como Patrimônio Cultural da UNESCO, a praça é cercada por igrejas e construções seculares. Por ali você terá uma boa noção de como a cidade é super conservada.

O que mais chama atenção nessa parte da cidade é o relógio astronômico na fachada da prefeitura. Ele é um dos mais antigos relógios astronômicos do mundo e foi instalado em 1410 e reconstruído em 1490. É formado por três componentes principais: uma esfera astronômica que indica a hora e a posição do sol e da lua, uma esfera com medalhões que representam os meses e um mecanismo que mostra aos espectadores a cada hora a procissão dos Doze Apóstolos. Então, se você quiser ver a apresentação do Orloj, como é chamado, basta estar na frente dele perto da próxima hora.

CHARLES BRIDGE

A Ponte Carlos (Charles Bridge) foi a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana). Inaugurada em 1402, hoje a ponte é um dos cartões postais mais famosos da cidade e é acessível apenas para pedestres, o que a transformou num dos lugares mais concorridos de Praga – ainda mais com suas duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão. Da ponte você tem a visão do castelo, ou seja, você pode fazer os dois pontos no mesmo dia! Uma das coisas mais legais dessa ponte é ver os artistas incríveis que ficam expondo/fazendo suas artes por lá.. Tem música, dança, pintura, artesanatos e por aí vai.

*Leva menos de 2 minutos para chegar na ponte saindo do Mandarin Oriental!

LENNON WALL

Perto da Charles Bridge, o maior cartão postal de Praga, fica um muro todo grafitado e colorido que contrasta muito com o estilo do centro histórico da cidade: a Lennon Wall. O primeiro desenho na parede surgiu no início da década de 80, quando o comunismo soviético já estava bastante desgastado na antiga Tchecoslováquia e o mundo estava comovido com a morte de John Lennon. Em pouco tempo, o desenho já estava coberto de tinta cinza, mas a polícia não esperava que outras pessoas começassem a ir lá e pintar o retrato de John Lennon de novo. A cada vez que o governo mandava limpar o muro, um novo desenho de Lennon aparecia: ele simbolizava a liberdade de expressão que os tchecos já não tinham há mais de 30 anos. Não demorou muito e começaram a se acumular mensagens de resistência ao regime comunista. Então, no final daquela década, quando o Muro de Berlim caiu, a República Tcheca teve o fim da ditadura comunista, mas a Lennon Wall continuou. Mais de 30 anos depois, a parede continua lá e sempre diferente, afinal, está aberta para receber novas mensagens e desenhos de amor e paz. Foi o nosso lugar preferido de Praga! Uma vibe incrível, sabe? Dá pra sentir no ar todo o amor e boas energias que as pessoas colocam em cada coisa escrita. É incrível demais!

TRANSPORTE

Durante nossa estadia na cidade, fizemos tudo a pé, porque, como já foi citado, o hotel em que ficamos é extremamente bem localizado e ficava perto dos principais pontos turísticos. Nos momentos de preguiça, cansaço ou chuva, acabamos optando por Uber por comodidade mesmo. Pesquisando no Google, vimos que é bem fácil de utilizar os transportes públicos da cidade, aqui você pode ler mais sobre isso.

ALIMENTAÇÃO

Como sempre, usamos o TripAdvisor para decidir onde comer e assim não tem complicação. A gente escolhe o restaurante que tiver boas recomendações e bons preços e isso é suficiente. Baixem o aplicativo para celular, ele é essencial em uma viagem! Além de mostrar restaurantes, você também pode ver opções do que fazer na cidade (com recomendações de outras pessoas), comprar ingressos e muito mais.

PREÇOS

Praga é uma cidade relativamente barata, então aproveite para comer bem e fazer compras! (no centro da cidade estão as maiores e melhores lojas).

Dúvidas sobre a cidade? Deixe um comentário e a gente te ajuda!

Seguir:

2 Comentários

  1. Cornelio Henrique Droog
    junho 7, 2017 / 2:03 pm

    Muito legal o post sobre praga, bom para quem pretende ir para la visitar. Voce conseguiu se virar bem la so com ingles?

    • joaozanella
      junho 7, 2017 / 6:51 pm

      Sim, foi bem tranquilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *