O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A HOLANDA #1

Todos os dias a gente recebe e-mails e comentários com dúvidas sobre a vida aqui na Holanda. Muitas dessas dúvidas são complexas, mas outras são super simples e achei que valia criar no blog uma série de posts para responder essas perguntas e, conforme a gente for descobrindo mais sobre o país, vamos trazendo mais informações relevantes e curiosas.

Vamos começar?

VOLTAGEM

Aqui a voltagem é 220v. Então pode comemorar, o celular vai carregar rapidinho! 🙂

TOMADA

Todas as tomadas são comuns, aquelas com dois pinos redondos, sabe?! Fácil, prático e sem estresse.

IDIOMA

O idioma oficial é o HOLANDÊS, língua bastante difícil de entender (pra mim parece grego), mas dá pra dizer que, pelo menos, 90% da população holandesa fala inglês (ainda bem!).

ARROZ, FEIJÃO E LEITE CONDENSADO

Sim, você vai encontrar arroz, feijão, leite condensado e muito mais na Holanda. Nenhum desses itens foi inventado ou descoberto no Brasil, então você não precisa trazer na mala quando vier pra cá. Inclusive, vale dizer que você encontra feijão e arroz de tudo quanto é tipo, cor e tamanho por aqui. Variedade grande!

feijao na holanda

MACONHA E OUTRAS DROGAS LIBERADAS

Aparentemente, a maioria das pessoas que nunca visitou a Holanda, acha que o país é uma loucura, onde tudo é liberado e as pessoas vivem drogadas. Gente, não é bem assim.. A maconha é tolerada, existem inifitas regras e vocês podem ler mais sobre isso aquiPelo que a gente já pode ver, é tudo bem organizado e não tem essa folia toda, não.

coffee shop amsterdam

PAÍS MAIS SEGURO DO MUNDO

A Holanda não é o país mais seguro do mundo. É claro que, se comparar com o Brasil, aqui é, provavelmente, mais seguro sim. Só que você também não pode bobear, né?! Amsterdam é lotada de turistas, gente de todos os tipos e lugares, o que garante que um forasteiro não vai te assaltar? (quase nunca acontece, mas não dá pra dizer que é impossível). E claro, as bicicletas aqui são o maior alvo de roubos. Por isso, quando vier pra cá, lembre-se de travar a sua.

SAUNA

Achei que valia a pena falar sobre isso, é uma curiosidade interessante. Durante boa parte do ano faz frio na Holanda, por isso é costume – quase que parte da cultura – ir à sauna. O detalhe é que os holandeses ficam nus nas saunas. Eu nunca fui, mas li muito sobre o assunto e todos dizem que é uma experiência, no mínimo, bem engraçada e que vale a pena ser vivida. É claro que você não vai sair andando pelado por todo o estabelecimento, né?! Existem regras sobre quando e onde você vai ficar nu. E uma das regras mais importantes: não fique encarando nem reparando em ninguém, pode não ser muito legal (além de ser bem chato).

sauna holanda

ABORTO

Até o terceiro mês de gravidez o aborto é permitido e legal. Entretanto, apesar da legalização, a Holanda tem a menor taxa de aborto do mundo: 0,5 para cada 100 mulheres. E o motivo disso é que aqui são feitas muitas campanhas sobre educação sexual e sexo seguro.

EUTANÁSIA

Desde 2002 a eutanásia não é crime na Holanda, contudo, o médico pode opter por não praticá-la e, caso decida assim, indica outro médico para assistir o paciente. A eutanásia pode ser realizada quando: o paciente tiver um problema de saúde incurável, como determinado tipo de câncer ou Alzheimer em estados avançados e/ou ele pedir – voluntariamente – pelo procedimento.

CANAIS

Aqui eu posso deixar muita gente decepcionada: a grande maioria dos canais da Holanda foram construídos. Num próximo post vamos falar mais sobre isso, mas, basicamente, os canais existem para transporte, defesa e controle da água (que existe em grande abundância por aqui). É claro que são lindos, perfeitos para fazer fotos e tudo mais, mas eles estão ali porque são úteis e essenciais para que a Holanda não fique embaixo d’àgua.

canais holanda

TULIPAS

Depois da novela Páginas da Vida, da Rede Globo, muita gente começou a pensar que a Holanda é feita de tulipas e que elas estão em todo lugar o tempo todo. Mentira.. elas só aparecem na primavera (meio de março até meio de maio) e no Keukenhof vocês podem ver as tulipas e muitos outros tipos de flores.

Sejam felizes. Vivam por aí. Tchau!

Seguir:

3 Comentários

  1. Marcelo Bermejo
    outubro 28, 2016 / 10:10 pm

    Vanessa, parabéns pelo blog! Achei de muita qualidade e bem bonito. Percebi o cuidado com as imagens, template e com o texto. Muito bom! Também estou criando um blog (na área de saúde) e o seu, com certeza, vai ser uma referência para mim. Deus abençoe você, seu marido, e todos os seus projetos. Ah sim, ia me esquecendo…Vale a pena usar o SumoMe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *